As primeiras escolas a serem fundadas como hoje, com professores e alunos em sala, foi na Europa no século XII. Essas escolas eram viabilizadas por instituições religiosas submissas à igreja católica. Nelas incutia-se obviamente, além do ler, escrever e contar, as lições da catequese.
Quem inventou a escola?
No Brasil, as primeiras escolas seriam representadas pelas instituições fundadas pelos missionários jesuítas. A primeira dela foi fundada em Salvador, e logo viria a segunda em São Paulo. Se afirmassem que foi a igreja quem inventou a escola não se estaria de todo errado.
Mas é mesmo entre os séculos XVIII e XIX que a escola se populariza e seu currículo se torna mais abrangente. Frequentar a escola passa a ser digno, honroso e necessário à formação de um dito cidadão. Pessoas analfabetas eram privadas de muitos direitos como, por exemplo, o voto.
De lá para cá o ensino ganhou gratuidade, universalidade e obrigatoriedade. Entretanto, o nosso ensino público, sabe-se, deixa a desejar em meio aos grandes obstáculos que o próprio sistema lhe impõe.