Assim, surgiam as hastes de ferro ligadas à terra e posicionadas ao lado ou sobre edificações. Estas hastes funcionavam como condutores das descargas atmosféricas, protegendo dos efeitos nocivos da eletricidade. A invenção se popularizou rapidamente e se espalhou por toda a Europa.
Na Alemanha, um sacerdote chamado Prokop Divis desenvolvia contemporaneamente a Franklin estudos similares. Tanto que ele é tido também como o inventor do primeiro para raios aterrado. Contudo, são apontadas algumas falhas em seu projeto que o destituem em outras narrativas.
Quem inventou o para-raio?
Sendo assim, seria Benjamim Franklin a reposta para a pergunta quem inventou o para-raios. Além de cientista, Benjamim teve atuação política contundente sendo eleito parlamentar. Seu gosto pelo conhecimento e sua difusão era tamanho que ele fundou a Universidade da Pensilvânia.
Um homem com ideia inovadoras e defensor da ciência e da liberdade. Seus estudos e descobertas deixaram um enorme legado para a comunidade científica e sociedade como um todo.