A diferença estaria no fato de que Giuseppe Meucci teria enfrentado a pobreza e a doença. Assim, teria sido dificultoso conseguir pagar um registro de patente ou mesmo brigar judicialmente requerendo o mérito pela invenção. Fato é que ele já em 1854 utilizava o “telégrafo falante” para se comunicar entre prédios.
Quem inventou o telefone?
Em 1876, Graham Bell já detinha a patente de autoria do telefone e acordos com a gigante de comunicação Western Union Telegraph Company. Atribui-se a isso inclusive a morosidade da justiça em trabalhar o processo que Meucci iniciou para ser reconhecido.
Em 2002 uma resolução no Congresso dos EUA reconheceu a contribuição de Meucci para o invento. Contudo, a reposta para quem inventou o telefone continuou sendo Granham Bell, já que sua patente não foi anulada diante disto. Haveria coincidência de trabalhos ou houve furto de ideias aqui?
Fato é que Meucci foi anterior aos trabalhos desenvolvidos por Bell, mas não pôde lograr oficialmente o êxito. Ele morreu em 1889 sem ter respostas para seu processo legítimo.